LusosLeague Logo

Regulamento

Preâmbulo

  1. Propósito: O regulamento é para benefício e regulamentação de todos os intervenientes na LusosLeague, incluindo as equipas, os jogadores e a própria equipa técnica. O objectivo do regulamento é proteger e manter a integridade e equilíbrio competitivo da LusosLeague bem como estabelecer as normas mínimas a esperar de todas as equipas e jogadores .
  2. Aceitação do Regulamento: As regras são aplicáveis e vinculativas para as equipas e todos os jogadores . Ao participar na LusosLeague, todas as equipas e jogadores concordam expressamente em respeitar o regulamento.
  3. Emendas ao Regulamento: As regras ou regulamentos impostos pela LusosLeague em relação ao evento podem ser alterados de tempos a tempos e quaisquer alterações serão vinculativas para a equipa/jogadores.
  4. Aplicabilidade: Se qualquer regra do regulamento for considerada nula ou inaplicável no todo ou em parte, tal não afectará a validade do resto do regulamento.
    Se uma regra do regulamento for considerada nula ou inaplicável, a regra aplicar-se-á com a mínima modificação necessária para a tornar válida e executória.

Administradores e Staff

  1. A LusosLeague notificará as equipas participantes de quais serão os administradores e outros membros da LusosLeague nomeados para cada jogo.
  2. Os administradores são responsáveis pela tomada de decisões e pelo julgamento dos jogos e questões relacionadas com a LusosLeague que têm lugar imediatamente antes, durante e imediatamente a seguir a cada jogo. Estas responsabilidades incluem, mas não estão limitadas a:
    1. Iniciar e encerrar a sessão de jogo;
    2. Monitorar a área de jogo;
    3. Controlo do comportamento dos jogadores;
    4. Emissão de sanções/penas adequadas no processo;
    5. Tomar decisões sobre questões relacionadas com o jogo.
  3. Os administradores devem, a todo o momento, comportar-se de forma adequada, profissional e imparcial, como convém à organização da LusosLeague.
  4. As decisões tomadas pelos administradores são finais e vinculativas para todas as equipas/jogadores, salvo disposição em contrário aqui prevista.

Regras

  1. A quem se destina: A nossa liga é Portuguesa, é gerida por portugueses e destina-se apenas a equipas e jogadores Portugueses. As equipas estrangeiras ou equipas que tenham membros estrangeiros não são elegíveis para participar nos nossos eventos.
  2. Pontualidade: Os jogadores devem estar presentes em todos os compromissos da LusosLeague (incluindo mas não se limitando a briefings da equipa, jogos, entrevistas pré/pós-jogo e outras responsabilidades de relações públicas) dentro de um prazo razoável antes do seu início.
  3. Respeito: Todos os jogadores devem cumprir o código de conduta e são obrigados a tratar os administradores, outros jogadores, equipa técnica da LusosLeague, com o maior respeito.
  4. Confidencialidade: As equipas/jogadores reconhecem que ao participarem na LusosLeague podem ter acesso a certas informações confidenciais. Equipas/jogadores não podem nem devem divulgar tais informações confidenciais. Tal situação é apenas reservada à equipa técnica da LusosLeague e com expresso conhecimento das equipas/jogadores relacionados com essas informações.
  5. Nome da equipa: Cada equipa será referida na LusosLeague como é vulgarmente conhecida.
  6. Transmissão: Cada jogador reconhece e concorda que a LusosLeague tem o direito de gravar, publicar, transmitir, difundir, distribuir as sessões de jogo bem como os dados públicos de cada jogador/equipa.
  7. A equipa: Será constituída por cinco jogadores e dois jogadores suplentes. O treinador da equipa poderá, se necessário, ocupar uma posição de substituto.
  8. Comunicação da equipa: A constituição da equipa deve ser submetida à LusosLeague pelo menos 7 dias antes do começo da primeira fase de qualificação.
  9. Line-up: As equipas podem fazer um line-up diferente para cada mapa desde que consigam colocar o(s) Jogador(es) na Área de Jogo dentro dos tempos de pausa pré-agendados. Os line-ups para cada mapa devem ser submetidos ao administrador que irá arbitrar o jogo, 24 horas antes do início do mapa.
  10. Substituições de emergência: Sempre que possível, as equipas devem utilizar sempre substitutos registados. Contudo, em alguns casos pode ser necessário que uma equipa não possa dispor dos jogadores inicialmente registados. Nesse caso, a equipa pode apresentar um substituto de emergência. Os suplentes não podem ser jogadores que estejam activos noutras equipas que já estejam a participar LusosLeague. A aceitação ou rejeição de um substituto de emergência será decidida pela LusosLeague, caso a caso, a seu exclusivo critério.
  11. Substituições permanentes: A constituição de uma equipa poderá ser alterada no decorrer do evento. No entanto, tal acção terá de ser submetida à avaliação da equipa técnica da LusosLeague e não poderá haver mais de duas alterações da mesma equipa durante o decorrer total do evento. Igualmente, e para preservar o fair-play de todas as equipas envolvidas no evento, essa alteração terá um custo de 10€.
  12. Inscrições: Assim que a fase de jogos comece, todas as inscrições são consideradas e contam nas equipas até ao fim da temporada.

Planificação

  1. O calendário de jogos será fornecido pela LusosLeague, a todas as equipas pelo menos dois dias antes da primeira fase da Liga. A LusosLeague terá o direito absoluto de alterar e/ou reordenar o calendário de jogos.
  2. A hora em que uma partida começa deve, na medida do possível, respeitar a hora especificada no calendário de jogos. Se uma equipa necessitar de um atraso superior a 10 minutos, deverá ser feito um pedido ao administrador da partida.
  3. Se alguma equipa tiver algum problema relacionado com o servidor de jogo fornecido, deverá comunicar o problema no mínimo 5 minutos antes da hora oficial de início da partida ao administrador da mesma. Após este período de tempo, se não tiver sido levantado qualquer problema a um administrador, a LusosLeague considerará o servidor de jogo satisfatório e, portanto, reserva-se o direito de negar quaisquer pedidos para um novo servidor de jogo.
  4. A LusosLeague leva muito a sério as violações da programação de jogos, pelo que a pontualidade é essencial para o bom decorrer da partida. A LusosLeague tem, por conseguinte, o direito de impor sanções a qualquer equipa infratora.
  5. Quando uma equipa não comparece, perderá automaticamente o jogo se, 15 minutos antes da hora marcada para o início do jogo, os 5 jogadores iniciais não estiverem presentes na Área de Jogo, com sessão iniciada no servidor e prontos para jogar.
  6. Se uma equipa desejar desistir de uma partida, por qualquer razão, deve apresentar um pedido formal ao administrador da mesma para obter autorização para desistir, que tomará uma decisão sobre tal pedido. O administrador pode optar por aceitar, ou rejeitar o pedido de desistência, de acordo com as condições que considerar apropriadas, tendo em conta o requisito primordial de proteger a integridade da LusosLeague.
  7. Caso uma equipa perca 2 vezes por desistência e/ou não comparência sem justificar o porquê, os restantes jogos vão ser marcados como desistência e a equipa é desqualificada.
  8. Todos os jogos são efetuados nos servidores da FaceIT. A LusosLeague irá criar o jogos cada jornada e enviará os links a cada equipa. Estes deverão aceitar o convite antes da data limite registo. Se uma equipa não se registar até a data limite, ela perde esse jogo e a vitória é dada à equipa adversária.
  9. Antes de cada partida, é enviado um link a todas as equipas para efetuarem o map voting. Este link é fornecido pela plataforma https://www.mapban.gg (não é necessário criar conta) que funciona de modo round robin (1° equipa vota para rejeitar o 1° mapa, e depois é a vez da 2a equipa. Até só restar 1 mapa que é o que irá ser jogado. As equipas devem concluir o map voting até ao máximo 24h antes da partida. Se as equipas não tiverem concluído o map voting até 24h antes da partida, a LusosLeague reserva-se o direito de escolher um dos mapas restantes para configurar o servidor.
  10. Os servidores na FaceIT serão configurados da seguinte forma:
    1. O mapa a ser jogado é um dos que foram vetados anteriormente (Inferno, Nuke, Mirage, Train, Dust2, Overpass, Vertigo).
    2. Todos os jogos durante as jornadas são BO1 (Best of One). Os jogos de PlayOffs serão BO3 (Best of Three).
    3. As equipas apresentam os 5 jogadores oficiais com a possibilidade de 3 suplentes e 1 treinador.
    4. Só são permitidas 3 trocas durante o torneio.
    5. O jogo é constituído por 30 rondas de 120 Segundos.
    6. A localização do servidor será votada no momento do jogo e será uma de: Alemanha, França ou Reino-Unido.
    7. O friendly fire está ativo e é feito uma ronda de facas no início.
    8. O tempo de aquecimento é de 6 minutos.
    9. São permitidos 3 pausas de 60 segundos para cada equipa.

Discord e Teamspeak

  1. A comunicação vocal é uma condição essencial para que equipas/jogadores participem nos eventos. Pelo que todos deverão ligar-se ao nosso Teamspeak para que a partida seja gravada. Não há exceção a esta regra.
  2. As equipas podem ter no máximo 7 pessoas na sala do evento. Toda exceção a esta regra deverá ser comunicada ao administrador da partida.
  3. O nosso Discord é a forma mais rápida para resolver problemas ou tirar dúvidas. As pessoas assinaladas como “Organizador” e “CEO” são as que devem ser contactadas para esse efeito.
  4. Nos dias de evento, o suporte técnico tem um tempo de resposta maior e uma equipa mais pequena a trabalhar nas restantes secções, portanto as equipas terão de aguardar pela sua vez.
  5. O suporte técnico é todo efetuado no Discord, as mensagens enviadas por privado a membros da equipa técnica serão ignoradas em grande parte dos casos.
  6. Para reclamações, disponibilizamos o endereço de e-mail: [email protected]

Durante a partida

  • Comunicação: Os jogadores não devem falar de assuntos relativos ao jogo durante uma pausa técnica.
  • Pausas técnicas: As equipas podem usar até quatro 4 pausas técnicas. Estas podem ser utilizadas em rondas separadas ou em sucessão. Para usar uma pausa técnicas, a equipa deve utilizar a função de “Call Timeout” dentro do jogo.
    • As pausas técnicas podem ser chamadas a qualquer momento, mas entrarão em vigor no próximo freezetime, ou imediatamente se forem chamadas durante um freezetime. O jogador que tiver um problema deve notificar imediatamente o administrador no Discord.
  • Falhas técnicas: Se um jogo for interrompido por razões tais como uma falha do servidor, falhas de rede/potência, falha do cliente do jogador ou outras razões fora do controlo das equipas, o administrador pode ordenar uma ronda ou reinício do mapa. Se durante um jogo online, um ou mais jogadores tiverem um problema grave (por exemplo, problemas na Internet, falta de energia, etc.) que não possa ser resolvido rapidamente, a sua equipa pode solicitar uma substituição do seu line-up pré-aprovado. Este pedido de substituição fica ao critério do administrador da partida. O jogo pode ser colocado em pausa para que a alteração seja feita, se necessário, mas este atraso não deve exceder 5 minutos.
  • Scripts: A excepção para comprar e alternar, todos os scripts são proibidos. Se um jogador tiver dúvidas sobre a validade de um script, deve contactar os administradores da LusosLeague antes de o utilizar. O tão conhecido “Jumpthrow” é especificamente permitido.
  • Dados personalizados: Os jogadores não devem usar qualquer ficheiro de jogo personalizado que possa ser utilizado para manipular qualquer um dos seguintes: huds, crosshairs, scoreboards, modelos de jogadores, modelos de armas e sprites.
  • Vantagem injusta: Tentar ganhar qualquer vantagem injusta durante um jogo (por exemplo, ver a stream) será uma ofensa punível.
  • Falhas do sistema de jogo: A utilização de bugs ou glitches é estritamente proibida e qualquer utilização dos mesmos será punida em função da gravidade do caso. Um bug ou falha inclui mas não está limitado a:
    • Pixelwalking;
    • Plantar a bomba de forma a remover a visão ou o som da mesma;
    • Plantar a bomba onde a equipa adversária não pode alcançar ou desativar a bomba;
    • Os bugs e/ou falhas permitidos serão comunicados às equipas pelos administradores antes do início da partida e se alguma equipa/jogador tiver uma pergunta sobre o que acredita ser um bug ou falha permitida, deverá perguntar aos administradores da partida no briefing da equipa que tem lugar antes do início das partidas, a fim de esclarecer a posição.
  • Grupo Steam: Espera-se que as equipas tenham os seus jogadores num grupo associado e devidamente nomeado. Os jogadores devem usar o grupo durante o período de duração da LusosLeague.
  • Comunicação: Durante as partidas, os jogadores não devem comunicar com qualquer pessoa não envolvida na partida, mesmo que o jogo seja interrompido. O envolvimento na partida é limitado aos jogadores e administradores da LusosLeague.
  • Chat: O chat relacionado com assuntos do jogo é permitido, por exemplo, perguntar o HP de um adversário. Os jogadores não devem comunicar problemas técnicos ou anunciar ou procurar anunciar qualquer empresa, produtos, patrocinadores ou serviços.
  • Compra Incorreta: Os jogadores são responsáveis pelo que compram no jogo e nenhuma ronda será reiniciada devido a um jogador que compre um item que não tencionava comprar.

DEPOIS DA PARTIDA

  • Queixas: Se uma equipa desejar apresentar uma queixa relativa ao resultado de um jogo, tem até 15 minutos para apresentar o seu caso sobre a razão pela qual o resultado não deve manter-se. A equipa deve fornecer o máximo de provas possíveis para apoiar o seu caso e o caso deve ser apresentado aos administradores. Se nenhum caso tiver sido apresentado no prazo de 15 minutos após o fim da partida, o resultado será aceite.

OBRIGAÇÕES DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

  • Todas as equipas e jogadores são obrigados a cumprir os seus deveres de comunicação social e obrigações promocionais, tal como descrito que incluirá mas não se limitará a:
    • Vídeos e áudios (isto é, podcasts & comms in-game) para difusão e conteúdo da LusosLeague;
    • Entrevistas (pré-partida/pós-partida);
    • Showmatches;
  • É responsabilidade de cada equipa e jogador familiarizar-se com as suas obrigações mediáticas/promocionais estabelecidas no nosso regulamento e cumprirem as mesmas e o não cumprimento por uma equipa/jogador de algumas ou todas as suas obrigações mediáticas/promocionais pode resultar na imposição de uma penalidade pela LusosLeague.

PRÉMIO MONETÁRIO

  • Todos os prémios em dinheiro serão pagos às equipas no prazo de 60 dias após a partida final da fase final da temporada em questão.
  • A LusosLeague reserva-se o direito de reter o pagamento do prémio em dinheiro se houver questões disciplinares em curso.
  • Todos os montantes dos prémios em dinheiro estão em euros (EUR).

Regulamento actualizado em 12 de Março de 2021.

Patrocinadores / Parceiros

Queres ser nosso patrocinador e veres o teu logotipo aqui e em todas as nossas comunicações?

Entra já em contacto connosco!